segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Jantar de Confraternização das Escolas de Referência


COMITIVA DO UNICEF VISITA O SERTA
















Nos dias 1º e 2 desse mês, o Serta recebeu a visita do Comitê Holandês da Unicef e representantes do Unicef de Brasília e Recife. Além do Serta, eles conheceram experiências de outros projetos que são financiados pelo Unicef no Nordeste. 
Integrantes da Casa Pequeno Davi da Paraíba, da ONG Tempo de Crescer de Pernambuco e o Pró-Desenvolvimento de Alagoas participaram do encontro. Juntos, eles apresentam e avaliaram as diferentes iniciativas.

De acordo com a educadora do Serta, Cristina Albuquerque, a pauta foi baseada na socialização das experiências. “O foco do encontro foi identificar como os projetos estão avaliando e monitorando as crianças e escolas atendidas pelos projetos”, comenta.

Para conhecer o trabalho na prática e bem de perto, o grupo visitou a Escola do Campo, Luiz de Santana, em Eixo grande, Lagoa de Itaenga. Lá, o ensino é direcionado pela Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS.

ESCOLAS DE REFERÊNCIA


Projeto Jovens pela Educação e Convivência com o Semi-árido investe no desenvolvimento da Educação do Campo, através das Escolas de Referência. Por isso, o Serta realiza nos dias 3 e 4 de dezembro, no Campo da Sementeira, Glória do Goitá, a avaliação e planejamento desse projeto. O encontro vai reunir educadores, pais e estudantes de dez municípios de Pernambuco onde o projeto é desenvolvido para discutir a gestão do projeto em 2009.

As construções são direcionadas pela Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS. É o Serta em parceria com o Unicef e as Escolas do Campo e famílias construindo referenciais de uma formação que acredita no saber popular. 

Quer saber mais? Acesse: escolasdereferencia.blogspot.com

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

CONHECENDO O LUGAR ONDE VIVO

Os alunos da 3ª série pesquisaram no primeiro semestre sobre as condições da escola criando alternativas para sua melhoria.

Escola José Joaquim de Lima, Vila Trapiá / Riacho das Almas

Pesquisa de campo sobre desertificação

A professora  Lucélia Eulália junto aos alunos da 4ª série pesquisaram sobre os diversos tipos de solo e as plantações de tomates e pimentão nas proximidades da escola.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Seminário e devolução das atividades vivenciadas em 2008 com a temática Conhecendo O lugar onde vivo, Escola José joaquim de Lima, Vila Trapiá

A Escola José Joaquim de Lima vivenciou na última sexta-feira, 28/11/2008 um seminário por intermédio da proposta de educação do campo.

Em 2007, a proposta da PEADS (Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável) foi implantada nas séries iniciais ampliando-se, contudo, para as três modalidades de ensino em 2008. A cada final de ano é realizada uma devolução e avaliação final das atividades vivenciadas em seu decorrer.

Em 2008 a E.J.J.L foi contemplada como Escola de referência, pelas atividades vivenciadas com a proposta da PEADS em 2007, entretanto, deu-se início ao projeto Jovens pela Educação para a convivência com o semi- árido. No período de recesso, a gestão, coordenação, uma professora, um aluno e um pai participaram da primeira formação em Ibimirim, que permitiu aos mesmos conhecer as propostas do projeto, os possíveis impactos e o perfil necessário para cumprir suas etapas.

O projeto tem a duração de três anos sendo, entretanto, projetado pelo SERTA (Serviço de tecnologia alternativa), com parceria com o UNICEF.

Na tarde do dia 28/11, a E.J.J.L recebeu visitas de algumas escolas do município representadas por professores, alunos coordenação e direção, do gestor municipal, prefeito Mário da Mota Limeira, do presidente do SERTA, Abdalazis de Moura, do coordenador de formação de professores Inaldo Marques, do coordenador de produtores familiares Rildo, da secretaria de educação na pessoa de Dionice Soares, diretora de ensino, do pastor da Igreja Batista Valdomiro e da comunidade local que nos prestigiaram com sua presença e participação.

Durante a tarde foram vivenciadas apresentações culturais, atividades esportivas com jogos populares, exposição de atividades que já haviam sido trabalhadas em sala de aula sobre as temáticas: Conhecendo o lugar onde vivo; desertificação, afro- descendente; esporte e cidadania; poesias, memórias e arquivo de opinião com a temática o lugar onde vivo, exposição das produções dos artistas, descobertos com o projeto de intercambio cultural, dança, música, desenho, pintura e escultura em madeira.

No final da tarde tivemos uma palestra com Abdalazis de Moura que nos mediou para uma reflexão sobre o que temos de potencialidade local e como otimizar os nossos saberes fazendo do nosso currículo um instrumento que fortaleça o aprendizado do aluno partindo da sua realidade.

Cordel da Vila de Trapiá, Riacho das Alamas


Cordel editado por uma aluna 
do 3º ano do Ensino Normal Médio 
da Escola José Joaquim de Lima:








Trapiá em versos

Nesses versos curiosos
Conto a história de um lugar
Arrancando fatos da memória
Para essa origem explicar
Desde o período colonial
Torna-se muito especial
Conhecer a Vila Trapiá

Já pertenceu a Caruaru
Mas isso ficou no passado
O nome é de origem indígena
Significa monte manchado
Também tem outra explicação
Por conta de uma árvore da região
Que por Trapiá foi batizado.

Antonio Silvino foi um habitante
Para muitos um cangaceiro
Para outros era visto
Como o herói justiceiro
Numa luta com um inspetor
Saiu como vencedor
Um exemplo de guerreiro

Daquele dia em diante
Não teve fato tão inusitado
A população se orgulha
De tudo que é lembrado
Desde as primeiras moradias
Ao nosso dia-a-dia
Está no pensamento marcado.

A comunidade cresceu
Começou a modernização
As conversar foram trocadas
Por programas de televisão
A renda da agricultura
Passou a vir da costura
Com o setor de confecção.

Com a criação da barragem
Empregos foram gerados
mas o uso de agrotóxicos
Deixam-nos preocupados
Precisamos nos conscientizar
Começar a preservar
Para não sentirmos culpados.

É preciso compromisso
Escola/comunidade
Trabalhando em parceria
Podemos mudar a realidade
Planejando com cooperação
Encontra-se a solução
Que da certo de verdade.

Autora: Edijane Pereira
Aluna do 3° Normal Médio
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