sábado, 20 de junho de 2009

Escola Anchieta Torres - Tuparetama - lidera iniciativa comunitária


A Escola Municipal Anchieta Torres, do Distrito Santa Rita, em Tuparetama, lidera iniciativa comunitária para solucionar o problema do lixo da comunidade, que é jogado a céu aberto, próximo às residências dos moradores e da escola (foto à esquerda).


A ação surgiu da visita de monitoramento realizada pelo Serta, que junto aos professores e a Comissão de Meio Ambiente da escola, formada por alunos do Ensino Médio, organizaram um documento sobre a situação do lixo, com encaminhamentos para todos os órgãos públicos.

Os alunos da área de Educação Ambiental da escola (fotos acima) foram responsáveis pela mobilização dos outros alunos da escola e da comunidade, para participar da reunião com as secretarias municipais de Infra-estrutura e Saneamento, Agricultura e Educação. A atividade também mobilizou o prefeito do município, o Conselho de Meio Ambiente e a Câmara de Vereadores.

A Comissão de Meio Ambiente da escola está responsável para acompanhar, juntamente com a Câmara de Vereadores e o Conselho de Meio Ambiente, as providências assumidas por todos os gestores e órgãos públicos, nessa ação.

Abaixo, fotos de alguns locais da comunidade onde há despejo de lixo:





Escola Maria Gomes de Oliveira - Tacaratu - realiza campanha de vacinação


A campanha de vacinação foi realizada na própria escola, para atender mais de 50 alunos que ainda não haviam tomado as três doses da vacina tríplice viral.
A ação foi um incentivo do projeto Jovens pela Educação e Convivência com o Semiárido que acompanha a 100 alunos de 6 a 14 anos dessa escola.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Escola Tobias Nunes -Vila do Tigre- Santa Terezinha - Atividades com a comunidade

Campanha de vacinação dos alunos, na escola.

Abaixo, fotos de encontros da escola com a comunidade, com apresentação cultural (teatro) de alunos.


Fotos abaixo: Festival cultural na escola com mostra de artesanato produzido pelos alunos, venda de comidas típicas e apresentação de poetas populares/repentistas (Cantoria).





sexta-feira, 12 de junho de 2009

Palestra sobre a experiência do Projeto, para alunos do Curso Normal Médio, em Tuparetama.


Alunos do Curso Normal Médio da Escola Estadual Cônego Olímpio Torres, em Tuparetama, participaram de palestra sobre a experiência do Projeto "Jovens pela Educação e Convivência com o Semiárido". A atividade foi articulada pela disciplina Educação do Campo.





quarta-feira, 3 de junho de 2009

A ESCOLA - Produção de texto


Produção de paródia pela profª Quitéria Soares de Lima da 4ªsérie do Ensino Fundamental na Escola de Referência Manoel Martins de Lima - Vila Igrejinha - Tacaimbó.

A Escola.

Venha pra cá você também
Pra nossa escola que está tudo bem
Venha pra cá você também
Que todos juntos vamos mais além.

A nossa escola agora vai
Com a Peads ajudar
É compromisso de todos
Cada um a colaborar
Venha pra cá você também ( BIS).
Fazer parte da proposta
Que iremos crescer juntos
Você fará o que gosta. ( REFRÃO).

Alunos e professores
Todos irão lutar
Por uma educação correta
Com a Peads a ajudar
É proposta encantadora (BIS).
Venha você participar
Pra sua escola crescer junto
E o refrão todos cantar. (REFRÃO).

terça-feira, 2 de junho de 2009

Escola Tobias Nunes -Vila do Tigre- Santa Terezinha - Projeto de coleta de lixo



Projeto realizado por alunos e professores para retirada de lixo das ruas da comunidade e campanha de conscientização dos moradores.


Relatando as atividades da semana da Páscoa, com o tema " A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA" - Escola Manoel Martins de Lima - Tacaimbó


Em abril de 2009 preocupando-se com as injustiças sociais realizaram-se em sala de aula e comunidade escolar atividades voltadas para o tema da Campanha da Fraternidade.

Foram desenvolvidas várias pesquisas, produções de textos, leituras bíblicas, construções de contratos de convivência, correio da amizade etc. trabalhando na escola junto a comunidade o verdadeiro sentido da páscoa.

Nossa escola teve o orgulho de contar com a presença do coral da igreja da comunidade para um grande momwento de confraternização e arte, valorizando assim nossos talentos locais.
------------------------------------
PRODUÇÃO DE TEXTO DE ALUNO
Tema: “Fraternidade e Segurança Pública” - Lema: A Paz é fruto da Justiça
Aluna: Lívia de Lima Silva da 4ª série do Ensino Fundamental
Profª.Quitéria Soares

A PAZ
A paz é tudo de bom.
A paz é amor, carinho, alegria.
A paz é principalmente DEUS.
A paz é justiça.
A paz é uma das coisas que esta faltando no mundo. Pois no mesmo tem muita violência e todos deveriam saber que a paz começa no coração de cada um de nós.
Com a paz teremos um mundo idealista para todos e não teria muita violência. E todos poderiam sair de suas casas sem medo de voltar pois haveria muita segurança.
Espero que todos gostem do meu pequeno texto.

Formação com os professeres da Escola Tobias Nunes - Vila do Tigre - Santa Terezinha- Maio de 2009




segunda-feira, 1 de junho de 2009

Informações sobre a ESCOLA MANOEL MARTINS - Tacaimbó


A Escola Municipal Manoel Martins de Lima, localizada no Distrito da Vila Igrejinha, Município de Tacaimbó, foi fundada no ano de 1984, na administração do prefeito Joaquim Antônio Alburquerque da Silveira, percebendo a necessidade local de uma escola, pois a comunidade era carente na área de educação e sofria com isso.

O Sr. João Martins de Lima foi o doador do terreno para construção da escola. Em homenagem ao doador do terreno a mesma recebeu o nome de Manoel Martins de Lima, irmão do doador.

O aspecto físico da escola é composto por 02 salas de aula arejadas, 02 banheiros, 01 cozinha e 01 pátio para as crianças brincarem. Hoje a escola atende alunos da Educação Infantil a 4ª Série, com uma demanda de 80 alunos e 10 funcionários, sendo 03 professoras, 03 merendeiras 02 auxiliares, 01 gestora e 01 supervisora.

Trata-se portanto de uma escola de pequeno porte mas com capacidade de aceitação e valorização em gestão de pessoas. É situada em uma comunidade com aproximadamente 200 habitantes, onde a maioria das famílias vive da agricultura. Apenas 20% dos pais possuem emprego fixo sobrevivendo com salário mínimo, outra parte sobrevive de Programas Sociais. Destaca-se mais como atividade econômica local a agricultura e pequenas criações de animais, tendo como produtos: feijão, milho, maxixe e mandioca.

Com a chegada da PEADS (Proposta Educacional ao Desenvolvimento Sustentável) a nossa Escola tem hoje uma proposta pedagógica que leva em conta o conhecimento prévio do aluno e o nível de escolaridade do mesmo que ofereça atividades que incentivem a prática ativamente de sua aprendizagem e a interação da comunidade escolar.

A escola desenvolve trabalhos sociais e educacionais através de pesquisas de campo, palestras, projetos didáticos, e campanhas educativas bem como atividades artísticas e culturais (teatros,danças,capoeira)etc.

A relação escolar e comunidade local é visível pois ambas trabalham em parceria em busca do mesmo objetivo que é uma educação igualitária e satisfatória para formação do futuro cidadão. É dessa maneira que a escola Manoel Martins de Lima atua nas ações sociais, desenvolvendo o seu papel pautado no p.p.p e Conselho Escolar ‘São Jorge’ que visa estimular a participação da sociedade, buscando assim seu verdadeiro rumo ensinar a aprender.

Texto: Equipe gestora da escola
Related Posts with Thumbnails