terça-feira, 30 de novembro de 2010

Formação sobre Conselhos Escolares e Intercâmbio entre os alunos das escolas do Projeto Jovens pela Educação e Convivência com o Semiárido


O Serta realizou nos dias 06 e 07 de outubro a formação de fortalecimento dos conselhos escolas das 11 escolas do projeto. 

No dia 06 a formação aconteceu em Glória do Goitá com os municípios do agreste: Bezerros, João Alfredo, Riacho das Almas, Tacaimbó. Em paralelo com a formação aconteceu o Intercâmbio dos alunos das escolas do agreste, com atividades ambientais como a visita a mata e discussões de fortalecimento das COM-VIDA - Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida das Escolas.

No dia 07 de outubro a formação e o intercâmbio aconteceu em Ibimirim com os municípios do Sertão: Manari, Salgueiro, Santa Terezinha, São José do Egito, Tacaratu e Tuparetama.












segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DEVOLUÇÃO - Escola Vicente ferreira - Bezerros

A Escola Vicente Ferreira – Bezerros,  realizou a Devolução dos conhecimentos construídos, com apresentações culturais e oficinas sobre culinária alternativa, com participação dos pais da comunidade e alunos. A comunidade presente na ação pode degustar as receitas e participar da venda dos produtos da culinária,  incentivando o comercio local.



DEVOLUÇÃO - Escola Maria Dalva - Salgueiro



A Escola Maria Dalva,  de Salgueiro,  realizou em setembro a Devolução dos conhecimentos construídos pelos alunos a partir das temáticas:  Transporte Escolas e Estrutura Física da Escola. A Devolução foi feita com apresentações de gráficos, teatros, mapas e maquetes construídas  pelos alunos. Além da participação efetiva da comunidade a escola contou com a participação de educadores do Serta e da Secretária Municipal de Educação Socorro Monteiro juntamente com sua equipe técnica.






segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fóruns Comunitários do Selo UNICEF em Manari e João Alfredo


Professores, Gestão e alunos da Escola Belarmino Bezerra Negromonte participaram no dia 21 de setembro do Fórum Comunitário no município, com destaque para os jovens alunos da escola que realizaram os discursos de abertura  e encerramento.  O Forum contou com a participação dos educadores do Serta na organização do material e mediação dos debates.

EM MANARI: 



Professores e Coordenação da Escola Presidente Médice, de Manari,  participaram da mobilização, organização e apresentação do Fórum Comunitário do Selo Unicef  que foi realizado no dia 22 de setembro de 2010.  




domingo, 14 de novembro de 2010

INTERCÂMBIO CULTURAL ENTRE ESCOLAS DE TACAIMBO E BEZERROS

A Escola Manoel Martins em Tacaimbó sediou no dia 22 de outubro o Intercâmbio entre as Escolas de Bezerros: Martiniano Gomes, Vicente Ferreira e as demais Escolas do Campo de Tacaimbó. No Intercâmbio os alunos da Escola Manoel Martins apresentaram as hortas construídas nos espaços da escola e fizeram apresentações de paródias, dramatizações, poesias, pesquisas feitas nas comunidades. Teve também apresentações de capoeira, rodas de samba e da Mazurca, dança quilombola trazida para o Intercâmbio pela Escola Vicente Ferreira, de Bezerros.






terça-feira, 9 de novembro de 2010

AÇÕES COM ESCOLAS DO PROJETO

Escola Manoel Martins de Lima participa do I Fórum Comunitário Selo UNICEF

Alunos da Escola Manoel Martins de Lima realizaram a abertura do I Fórum Comunitário Selo Unicef com a apresentação de uma roda de capoeira, um trabalho de resgate cultural da comunidade através de pesquisas orientadas pela Professora Quitéria. A gestão da escola juntamente com os professores participou de todos os trabalhos do Fórum que aconteceu no dia 27 de agosto e contou com a participação do Serta na organização do evento.




Escolas do Projeto Jovens pela Educação e Convivência com o Semiárido participam do Seminário sobre Educação do Campo promovido pelo Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Procampo da AESA – 

Em agosto, as escolas José Joaquim de Lima de Riacho das Almas, Anchieta Torres de Tuparetama,  Baraúnas de São José do Egito, Maria Gomes de Tacaratu, Maria Dalva de Salgueiro, Martiniano Gomes e Vicente Ferreira de Bezerros participaram ativamente do Seminário com representantes dos alunos, Professore, Gestores e Coordenadores das escolas expondo em uma sala temática suas atividades, produções e socializando suas experiências com a Peads nos municípios.


Avaliação e Planejamento na Escola Tobias Nunes em Santa Terezinha

No dia 02 de Setembro de 2010 a Escola Tobias Nunes recebeu representantes da comunidade, alunos e lideranças políticas para realizar avaliação das temáticas trabalhadas no trimestre e o planejamento das próximas temática a serem pesquisadas na comunidade. Neste planejamento a escola decide as temáticas e a divisão das turmas para as atividade de campo e cria o cronograma de pesquisas na comunidade com vista ao engenho de cana de açúcar, associação de apicultores, associação de beneficiamento de castanha de cajú e a casa de farinha, com a participação e o apoio de líderes políticas da comunidade.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Escolas Martiniano Gomes e Vicente Ferreira, participam do Fórum Comunitário de Bezerros

No dia 16 de setembro as Escolas de Referência participaram ativamente do Fórum Comunitário do Selo UNICEF, na mediação, na recepção dos participantes, na apresentação do diagnóstico e coordenação dos grupos de trabalho, com representação dos alunos, pais, professores e gestores das duas Escolas.






Related Posts with Thumbnails