terça-feira, 18 de novembro de 2008

Aluna faz a diferença em Seminários na Argentina e em São Paulo



A aluna Amanda de Souza Oliveira, 17 anos, do terceiro ano do ensino médio da Escola Anchieta Torres – Tuparetama – PE, participou a convite do Unicef do Seminário de Buenos Aires com gestores públicos e sociedade civil sobre o ensino médio e inclusão.

Amanda fez a diferença entre os 20 estudantes convidados, quando na apresentação que os jovens fizeram, respondendo a pergunta sobre o que mudaria na sua escola, Amanda teve possibilidade de mostrar como na sua escola, as mudanças que estavam sendo sugeridas pelos colegas já eram realidade.

Falou sobre os professores, a sua relação com a comunidade, às famílias e os alunos, de como ensinavam a partir da realidade, como faziam pesquisa, como ensinavam a matemática e o português articulando com sua realidade. Seu comentário impactou e a mesma foi procurada por vários jornalistas presentes ao evento.

Nos dias 12 e 13 de novembro, Amanda foi convidada pelo Unicef para representar a região nordeste, no encontro do Consed, em São Paulo, que reúne os secretários de educação de todos os estados.

Nesse encontro, ela teve oportunidade de falar sobre a chegada da Peads – Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável em sua escola, a mudança no currículo, na sua vida e na comunidade. Sugeriu que essa experiência fosse exemplo para outras escolas para facilitar a aprendizagem dos alunos.

Amanda informou ainda que o ensino médio deve ser a base preparatória para a formação cidadã das pessoas e que o vestibular é apenas uma conseqüência dessa base e não a finalidade do curso.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails