quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Seminário e devolução das atividades vivenciadas em 2008 com a temática Conhecendo O lugar onde vivo, Escola José joaquim de Lima, Vila Trapiá

A Escola José Joaquim de Lima vivenciou na última sexta-feira, 28/11/2008 um seminário por intermédio da proposta de educação do campo.

Em 2007, a proposta da PEADS (Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável) foi implantada nas séries iniciais ampliando-se, contudo, para as três modalidades de ensino em 2008. A cada final de ano é realizada uma devolução e avaliação final das atividades vivenciadas em seu decorrer.

Em 2008 a E.J.J.L foi contemplada como Escola de referência, pelas atividades vivenciadas com a proposta da PEADS em 2007, entretanto, deu-se início ao projeto Jovens pela Educação para a convivência com o semi- árido. No período de recesso, a gestão, coordenação, uma professora, um aluno e um pai participaram da primeira formação em Ibimirim, que permitiu aos mesmos conhecer as propostas do projeto, os possíveis impactos e o perfil necessário para cumprir suas etapas.

O projeto tem a duração de três anos sendo, entretanto, projetado pelo SERTA (Serviço de tecnologia alternativa), com parceria com o UNICEF.

Na tarde do dia 28/11, a E.J.J.L recebeu visitas de algumas escolas do município representadas por professores, alunos coordenação e direção, do gestor municipal, prefeito Mário da Mota Limeira, do presidente do SERTA, Abdalazis de Moura, do coordenador de formação de professores Inaldo Marques, do coordenador de produtores familiares Rildo, da secretaria de educação na pessoa de Dionice Soares, diretora de ensino, do pastor da Igreja Batista Valdomiro e da comunidade local que nos prestigiaram com sua presença e participação.

Durante a tarde foram vivenciadas apresentações culturais, atividades esportivas com jogos populares, exposição de atividades que já haviam sido trabalhadas em sala de aula sobre as temáticas: Conhecendo o lugar onde vivo; desertificação, afro- descendente; esporte e cidadania; poesias, memórias e arquivo de opinião com a temática o lugar onde vivo, exposição das produções dos artistas, descobertos com o projeto de intercambio cultural, dança, música, desenho, pintura e escultura em madeira.

No final da tarde tivemos uma palestra com Abdalazis de Moura que nos mediou para uma reflexão sobre o que temos de potencialidade local e como otimizar os nossos saberes fazendo do nosso currículo um instrumento que fortaleça o aprendizado do aluno partindo da sua realidade.

Um comentário:

Unknown disse...

Esta é uma ótima iniciativa para que os alunos e toda população venham se beneficiar e posteriormente alcançar metas desejadas. Fui aluna E.J.J.L no ano de 97 e espero que vcs tenham todo retorno do empenho distribuído .

Rosângela Lima.

Related Posts with Thumbnails