terça-feira, 15 de setembro de 2009

Publicação do UNICEF aborda o trabalho do SERTA no semiárido

Entrevistas, histórias de vida, visitas às escolas, acompanhamento das formações, estas são algumas das atividades que vem sendo realizadas desde o mês de julho para contar a experiência do projeto “Jovens pela educação e convivência com o semiárido”.

O projeto é realizado pelo SERTA desde 2008, em parceria com o UNICEF, em dez escolas do campo de Pernambuco, e fará parte de uma publicação do Programa Aprender, que reúne as atividades desenvolvidas em Pernambuco, Alagoas e Paraíba.

O objetivo da publicação é o de divulgar o trabalho nos três estados, apresentando seus principais resultados de forma a possibilitar que as experiências na área de educação sirvam como referência para outras iniciativas.

As histórias de vida, de estudantes das escolas do campo, constituem o eixo principal para guiar o relato sobre as ações do projeto. São crianças e adolescentes que aprendem e ensinam a conviver com sua realidade e a explorar as potencialidades dos seus municípios. Este é o caso de Amanda, Izabelle, Roberto, Murilo e Beatriz. Todos muito atuantes na defesa do meio ambiente e no resgate da cultura de suas comunidades. E cada um com suas particularidades, seus sonhos e seu jeito de colocar em prática o que vivenciam no projeto do SERTA.

Amanda, por exemplo, é uma líder nata. Uma adolescente de grandes convicções, que tem clareza sobre seu papel na comunidade onde vive, em Tuparetama. Izabelle e Beatriz, ambas de Salgueiro, apesar da pouca idade, não deixam de participar das campanhas que buscam conscientizar sobre o desperdício de água ou sobre o uso de agrotóxicos. Músico por vocação, Roberto, de Riacho das Almas, concilia a música com sua preocupação com o meio ambiente, demonstrando conhecimentos sobre temas importantes como desmatamento e mudança climática. Em Tacaratu, Murilo investe seu tempo no resgate e na valorização da cultura local e ensina que é possível modificar a paisagem ao seu redor, construindo alternativas de desenvolvimento.

A publicação, com estas e outras histórias, será lançada no segundo semestre de 2010.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails