domingo, 26 de julho de 2009

RELATÓRIO DO UNICEF DESTACA A PEADS

Já está disponível para download no site do UNICEF o Relatório SITUAÇÃO DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRA 2009. Com o título "O Direito de Aprender - Potencializar avanços e reduzir desigualdades" o relatório destaca as experiências e resultados da educação nas diversas regiões do Brasil.

O capítulo dedicado ao semiárido (Aprender no semiárido - Grandes obstáculos a superar) trata da PEADS - "Educação contextualizada:Metodologia de ensino parte da realidade do aluno e assume a escola como um agente de transformação social..."

Segundo o UNICEF "A região tem registrado avanços significativos, como o crescimento no número de crianças atendidas na Pré-escola e no Ensino Fundamental, e a queda nas taxas de abandono escolar e distorção idade-série. Mas garantir o direito de aprender a todas as meninas e todos os meninos que vivem no Semiárido continua sendo um importante desafio".

PLENÁRIA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO NA ESCOLA MARIA DALVA

A verdadeira democracia somente acontecerá quando ações mobilizadoras começarem realmente a fazer parte das prioridades governamentais em que a população possa participar das decisões. Assim o exercício da cidadania encontrará campo fértil para se solidificar.

No dia 26 de abril, ocorreu uma dessas ações, a plenária do Orçamento Participativo para discutir as prioridades da comunidade, com a participação dos interessados. Foi um momento de muita importância, pois as pessoas puderam participar nas decisões do que era prioridade para a comunidade nesse momento.

Espera-se que os gestores do município continuem com esse pensamento de ouvir as pessoas, conhecer a realidade de todo o município e que as pessoas também fiquem cada vez mais participativas, reconhecendo a importância da colaboração, participando das decisões e contribuindo para o desenvolvimento local de forma democrática.

A escola Maria Dalva Gonçalves de Barros não ficou de fora dessa discussão. Tivemos a representação da gestão da escola, professores, auxiliares, vigilantes, pais e alunos que como cidadãos vêm discutindo e contribuindo com o fortalecimento de políticas públicas tanto para a educação quanto com as demais políticas que venham favorecer as prioridades na cidade e no campo.







quinta-feira, 16 de julho de 2009

ESCOLA JOSÉ JOAQUIM DE LIMA - Vila Trapiá - Realiza Quermesse Junina com alunos e comunidade

No dia 18 de Junho a Escola José Joaquim de Lima vivenciou uma Quermesse junina com seus alunos, funcionários, gestores municipais, representações de outras escolas do município e pessoas das comunidades rurais de todo o município.

O evento teve total participação de alunos do Ensino Infantil, Fundamental e Normal Médio da Escola. Eles apresentaram com muito intusiasmo os resultados de pesquisas e trabalhos realizados em sala de aulas durante o 1º semestre.

ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA MARIA DALVA RECEBERAM KITS ESCOLARES

Nós da Escola Maria Dalva registramos a visita do prefeito do município juntamente com a secretária de Educação, Socorro Monteiro e as coordenadoras Adalba, Ildete e Neilma para a entrega dos kits escolares aos alunos e professores, na 1ª semana de maio. Na ocasião a escola contou também com a representação de pais de alunos.





ESCOLA ANCHIETA TORRES - Atividades com pesos e medidas








SLIDES DA DEVOLUÇÃO DO CENSO AGRÍCOLA - Escola Maria Dalva - Umãs - Salgueiro


-

DEVOLUÇÃO DO CENSO AGRÍCOLA - Escola Maria Dalva - Salgueiro

Desde 2006, a Escola Maria Dalva vem desenvolvendo o Censo Agrícola, com pesquisas nas comunidades que possuem alunos inseridos nesta escola. Esse Censo tem sido de muita importância para a escola, pois valoriza o homem, a mulher do campo e seu trabalho.
Fizemos o projeto Terra, Sustento, Meio Ambiente e Cidadania e saímos nas ruas de Umãs e nos sítios vizinhos em busca de conhecer melhor nossa clientela e saber de onde é tirado o sustento das famílias. Foram entrevistadas 2.292 pessoas. Os dados adquiridos foram transformados em conteúdos.
No desdobramento dos conhecimentos podemos perceber o quanto de conhecimento foi produzido e a partir daí passamos a valorizar mais o que somos e o que temos com mais qualidade, visando a sustentabilidade da nossa gente. Pensamos sustentabilidade em todos os aspectos, salientando a questão ambiental que é uma discussão global. A partir dessa realidade sentimos que é possível mudar com pequenos gestos e atitudes.
Na devolução em 05/06/09, mostramos os gráficos com dados da distribuição da terra, fonte que dá sustento as famílias, uso de defensivos e destino das embalagens de agrotóxicos, fizemos amostras de plantas medicinais, ornamentais, nativas, hortaliças, amostra do minhocário, distribuição de um livro com receitas de remédios caseiros, que os alunos pesquisaram como tarefa de casa.
Cada professor(a) organizou sua turma para apresentar seus trabalhos. Teve desfile mostrando como podemos contribuir com o meio ambiente utilizando os 4 Rs (reciclar, reutilizar, reeducar e reduzir), mostraram como construir horta orgânica nos quintais de casa e também no caso do uso de defensivo químico nas plantações como usar o equipamento correto. Também foi feita a distribuição de imbuzeiros além de muitas outras atividades protagonizadas pelos alunos.
Realizamos esta devolução com a participação das crianças mostrando o potencial que adquiriram durante todo o processo de desenvolvimento do desdobramento e tivemos um resultado significativo.
Related Posts with Thumbnails