quinta-feira, 16 de julho de 2009

DEVOLUÇÃO DO CENSO AGRÍCOLA - Escola Maria Dalva - Salgueiro

Desde 2006, a Escola Maria Dalva vem desenvolvendo o Censo Agrícola, com pesquisas nas comunidades que possuem alunos inseridos nesta escola. Esse Censo tem sido de muita importância para a escola, pois valoriza o homem, a mulher do campo e seu trabalho.
Fizemos o projeto Terra, Sustento, Meio Ambiente e Cidadania e saímos nas ruas de Umãs e nos sítios vizinhos em busca de conhecer melhor nossa clientela e saber de onde é tirado o sustento das famílias. Foram entrevistadas 2.292 pessoas. Os dados adquiridos foram transformados em conteúdos.
No desdobramento dos conhecimentos podemos perceber o quanto de conhecimento foi produzido e a partir daí passamos a valorizar mais o que somos e o que temos com mais qualidade, visando a sustentabilidade da nossa gente. Pensamos sustentabilidade em todos os aspectos, salientando a questão ambiental que é uma discussão global. A partir dessa realidade sentimos que é possível mudar com pequenos gestos e atitudes.
Na devolução em 05/06/09, mostramos os gráficos com dados da distribuição da terra, fonte que dá sustento as famílias, uso de defensivos e destino das embalagens de agrotóxicos, fizemos amostras de plantas medicinais, ornamentais, nativas, hortaliças, amostra do minhocário, distribuição de um livro com receitas de remédios caseiros, que os alunos pesquisaram como tarefa de casa.
Cada professor(a) organizou sua turma para apresentar seus trabalhos. Teve desfile mostrando como podemos contribuir com o meio ambiente utilizando os 4 Rs (reciclar, reutilizar, reeducar e reduzir), mostraram como construir horta orgânica nos quintais de casa e também no caso do uso de defensivo químico nas plantações como usar o equipamento correto. Também foi feita a distribuição de imbuzeiros além de muitas outras atividades protagonizadas pelos alunos.
Realizamos esta devolução com a participação das crianças mostrando o potencial que adquiriram durante todo o processo de desenvolvimento do desdobramento e tivemos um resultado significativo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails