terça-feira, 15 de setembro de 2009

Publicação do UNICEF aborda o trabalho do SERTA no semiárido

Entrevistas, histórias de vida, visitas às escolas, acompanhamento das formações, estas são algumas das atividades que vem sendo realizadas desde o mês de julho para contar a experiência do projeto “Jovens pela educação e convivência com o semiárido”.

O projeto é realizado pelo SERTA desde 2008, em parceria com o UNICEF, em dez escolas do campo de Pernambuco, e fará parte de uma publicação do Programa Aprender, que reúne as atividades desenvolvidas em Pernambuco, Alagoas e Paraíba.

O objetivo da publicação é o de divulgar o trabalho nos três estados, apresentando seus principais resultados de forma a possibilitar que as experiências na área de educação sirvam como referência para outras iniciativas.

As histórias de vida, de estudantes das escolas do campo, constituem o eixo principal para guiar o relato sobre as ações do projeto. São crianças e adolescentes que aprendem e ensinam a conviver com sua realidade e a explorar as potencialidades dos seus municípios. Este é o caso de Amanda, Izabelle, Roberto, Murilo e Beatriz. Todos muito atuantes na defesa do meio ambiente e no resgate da cultura de suas comunidades. E cada um com suas particularidades, seus sonhos e seu jeito de colocar em prática o que vivenciam no projeto do SERTA.

Amanda, por exemplo, é uma líder nata. Uma adolescente de grandes convicções, que tem clareza sobre seu papel na comunidade onde vive, em Tuparetama. Izabelle e Beatriz, ambas de Salgueiro, apesar da pouca idade, não deixam de participar das campanhas que buscam conscientizar sobre o desperdício de água ou sobre o uso de agrotóxicos. Músico por vocação, Roberto, de Riacho das Almas, concilia a música com sua preocupação com o meio ambiente, demonstrando conhecimentos sobre temas importantes como desmatamento e mudança climática. Em Tacaratu, Murilo investe seu tempo no resgate e na valorização da cultura local e ensina que é possível modificar a paisagem ao seu redor, construindo alternativas de desenvolvimento.

A publicação, com estas e outras histórias, será lançada no segundo semestre de 2010.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Os professores da Escola José Joaquim de Lima participam ativamente de formação continuada

Aconteceu no dia 26/08/2009 a formação com os professores, das 9 às 16 horas com as temáticas Motivação profissional e Novas práticas para o Normal Médio. Tivemos como facilitadores as professoras Soledade e Silvia (facilitadores do PROAPE).
Podemos afirmar que foi um dia de aprendizagem e troca de saberes. Ficamos otimistas.

A Escola José Joaquim de Lima vivenciou com sucesso o Projeto de Esporte e Cidadania

As ações do projeto aconteceram no dia 13 de agosto no horário das 9 às 11 e meia e das 13 às 16 horas. O projeto foi organizado em quatro espaços, tendo uma boa participação em cada um deles. Os espaços foram distribuidos da seguinte forma:
No espaço I realizou-se jogos de boliche, arremesso e ping-pong; No espaço II foram vivenciadas as brincadeiras de amarelinha, pula corda, corrida de saco, corrida do limão e spirimbó; No espaço III aconteceram jogos de xadrez, sala de relaxamento e a sala de saúde com teste de glicose, aferição de pressão arterial e palestra sobre a importância dos exercícios físicos para a saúde. Também foi instalada uma sala para adquirir a documentação (RG, carteira de trabalho e CPF) e no espaço IV vivenciamos as brincadeiras de cabo de guerra, mordida na maçã, pião e bola de gude.
No final do evento, houve premiação aos participantes através de sorteios de kits escolares.
(imagem: www.google.com.br)

A Escola José Joaquim de Lima homenageou os estudantes com muita alegria

O dia do estudante foi comemorado de forma festiva propiciando a todos várias oportunidades de participação. Na opinião dos jovens, foi uma tarde divertidíssima. Os alunos comemoraram com entusiasmo seu dia em espaços diversificados com dança e jogos.

A Escola José Joaquim de Lima fez homenagem aos pais

Aconteceu no dia 07 de agosto a homenagem aos pais, realizada na escola com a participação e empenho dos funcionários e alunos.
Foi um momento valioso pois se faz necessário o papel dos pais na família. Contamos no momento, com a presença do prefeito do município, Dr. Dioclécio Rosendo e do vereador Nezinho. O grupo de música abrilhantou a noite com música ao vivo e muita animação.
Related Posts with Thumbnails