segunda-feira, 1 de junho de 2009

Informações sobre a ESCOLA MANOEL MARTINS - Tacaimbó


A Escola Municipal Manoel Martins de Lima, localizada no Distrito da Vila Igrejinha, Município de Tacaimbó, foi fundada no ano de 1984, na administração do prefeito Joaquim Antônio Alburquerque da Silveira, percebendo a necessidade local de uma escola, pois a comunidade era carente na área de educação e sofria com isso.

O Sr. João Martins de Lima foi o doador do terreno para construção da escola. Em homenagem ao doador do terreno a mesma recebeu o nome de Manoel Martins de Lima, irmão do doador.

O aspecto físico da escola é composto por 02 salas de aula arejadas, 02 banheiros, 01 cozinha e 01 pátio para as crianças brincarem. Hoje a escola atende alunos da Educação Infantil a 4ª Série, com uma demanda de 80 alunos e 10 funcionários, sendo 03 professoras, 03 merendeiras 02 auxiliares, 01 gestora e 01 supervisora.

Trata-se portanto de uma escola de pequeno porte mas com capacidade de aceitação e valorização em gestão de pessoas. É situada em uma comunidade com aproximadamente 200 habitantes, onde a maioria das famílias vive da agricultura. Apenas 20% dos pais possuem emprego fixo sobrevivendo com salário mínimo, outra parte sobrevive de Programas Sociais. Destaca-se mais como atividade econômica local a agricultura e pequenas criações de animais, tendo como produtos: feijão, milho, maxixe e mandioca.

Com a chegada da PEADS (Proposta Educacional ao Desenvolvimento Sustentável) a nossa Escola tem hoje uma proposta pedagógica que leva em conta o conhecimento prévio do aluno e o nível de escolaridade do mesmo que ofereça atividades que incentivem a prática ativamente de sua aprendizagem e a interação da comunidade escolar.

A escola desenvolve trabalhos sociais e educacionais através de pesquisas de campo, palestras, projetos didáticos, e campanhas educativas bem como atividades artísticas e culturais (teatros,danças,capoeira)etc.

A relação escolar e comunidade local é visível pois ambas trabalham em parceria em busca do mesmo objetivo que é uma educação igualitária e satisfatória para formação do futuro cidadão. É dessa maneira que a escola Manoel Martins de Lima atua nas ações sociais, desenvolvendo o seu papel pautado no p.p.p e Conselho Escolar ‘São Jorge’ que visa estimular a participação da sociedade, buscando assim seu verdadeiro rumo ensinar a aprender.

Texto: Equipe gestora da escola

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails